quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
(BR Press) - Resultado de uma mistura entre Barrados no Baile, Romeu e Julieta, Anne Rice, Harry Potter e Jovens Bruxas, surge o livro de Stephenie Meyer, Crepúsculo, renascido em forma de longa-metragem, dirigido por Catherine Hardwicke (Aos Treze/Thirteen, 2003), que chega às salas brasileiras nesta sexta (19/12), em meio a grande hype. Trata-se de um conto de fadas vampiresco para adolescentes que adoram a sala escura para suspirar por seus ídolos. Para cinéfilos e crítica, Crepúsculo (Twilight, 2008, Inglaterra/EUA) não passa de mais um "filmeco" feito para bombar bilheterias. Eles não estão exatamente errados. Mas também nem tão certos.
Eles estão certos quanto aos componentes que fizeram do filme um dos assuntos mais comentados e discutidos dos últimos meses o sucesso do livro (que já vendeu mais de 5 milhões de cópias no mundo todo) e o romance entre a bela mocinha mortal e o atraente vilão de existência eterna, que causou furor entre adolescentes das mais variadas culturas. Eles estão errados quando usam de artimanhas para criticar este tipo de fórmula para o sucesso. Afinal, porque pequenas ou grandes produções do cinema têm a obrigação de seguir sempre a linha do intelectual, do difícil de entender, do retrato da desgraça global e do ensinamento? O cinema tem, também, a obrigação de entreter, de causar alguma espécie de "teletransporte" da nossa realidade tão e verdadeiramente mundana para um mundo de fantasias, de escapes e viagens mentais. Tanto para adultos quanto para adolescentes e crianças.
Crepúsculo segue, da forma que lhe é possível, o livro encantador de Stephenie Meyer (que dá seqüência à saga, composta por Lua Nova, Eclipse, Amanhecer e Sol da Meia-noite). Os atores que compõe o elenco são atraentes e caracterizados as garotas suspiram por Edward Cullen (interpretado pelo ator britânico Robert Pattinson que já atuou em Harry Potter como Cedric Diggory), a trilha sonora totalmente pop rock (Blue Foundation, Linkin Park e Paramore, por exemplo) e os efeitos especiais discretos. É a fórmula necessária para agradar a quem mais interessa: um público sedento por entretenimento escarlate.
Pescoço a salvo?
A história de amor entre Bella (Kristen Stewart) e Edward começa quando ela se muda para uma chuvosa cidadezinha chamada Forks, no estado de Washington, ao norte dos Estados Unidos, para morar com seu pai. Assim que começa freqüentar a escola, se apaixona por Edward, o garoto mais popular, porém de mais difícil acesso exatamente pelo fato de ele ser parte de um dos clãs de vampiros que habitam a região e não poder levar uma vida normal como o resto dos alunos. Rapidamente, o casal de 17 anos se entrosa e decide por assumir o romance nada ortodoxo.
Bella é uma garota normal, mas Edward possui características que definitivamente não pertencem aos reles mortais que habitam nosso universo sua pele ao sol brilha como diamante, ele consegue correr mais rápido que um leopardo, tem uma força extraordinária e é imortal existe há mais de 100 anos. O que diferencia Edward da maioria dos vampiros é a educação que recebera de seus guardiões não caça humanos, além de não possuir presas. Apaixonados além da compreensão ditos almas-gêmeas, os adolescentes enfrentam a dificuldade de um relacionamento entre dois mundos completamente diferentes e a ira de um clã-inimigo de vampiros que quer caçar Bella.
Próximos capítulos
A história realmente se desenvolve a partir desta premissa, causando ansiedades, suspiros, risadas e emoções em quem se permite deixar levar. E com a frase que marca também a história nos papéis "Morrer no lugar de alguém que você ama parece ser uma boa forma de morrer. Nobre, até.", é que o espectador deixará a sala, na espera do que vem pela frente o resultado das filmagens de Lua Nova, que será lançado em 2009.
A rede Cinemark disponibiliza, desde o dia 05 de dezembro, ingressos para venda antecipada da estréia do filme - inclusive para uma sessão especial que acontecerá nesta quinta (18/12), em todos os cinemas com salas da rede, com cópias tanto dubladas quanto legendadas. Os interessados podem realizar a compra pelo site www.cinemark.com.br ou na bilheteria de qualquer um dos cinemas Cinemark.